sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Olhar fatal
Técnica de alongamento dos cílios é a nova sensação nos salões de beleza e garante às mulheres mais charme e sensualidade no visual



Se pensarmos em olhos realçados, cí­lios bem destacados e olhar sedutor, a primeira imagem que vem à cabeça é da modelo de maior sucesso da década de 1960: Twiggy Lawson. O que mais im pressionava, além de sua magreza e olhar meio perdido, eram os cílios negros, com pridos e cheios de máscaras que a deixa vam ainda mais misteriosa e hipnotiza dora. Os anos passam, a moda se transforma a cada estação, os cortes de cabelo e as cores da maquiagem mudam, mas não tem jeito: os cílios volumosos e curvados estão sempre em alta.
Cleópatra, no antigo Egito, já pintava seus cílios com o kohl, espécie de pig mento preto que destacava o contorno dos seus olhos. Desde então, a maquia gem ganhou força e destaque como ele mento de sedução e elegância feminina. E os cílios, nunca sofreram alteração de acordo com a moda ou a época, ao con trário, ganharam acessórios, como o cur vex, máscaras e os postiços. E para as antenadas de plantão, o mundo fashion apresenta novidades como o alonga mento com fios artificiais, permanentes e até mesmo um colírio capaz de dar volume e fortalecer os pêlos dos cílios, tudo para deixar o olhar feminino cada vez mais fatal.

No 4º Congresso Brasileiro de Restau­ração Capilar, que será realizado no Hos pital Mater Dei, de 18 a 20 de agosto, os cílios também será tema de discussão entre cirurgiões brasileiros e estrangei ros. Segundo o Presidente do Congresso e da Associação Brasileira de Cirurgia da Restauração Capilar (ABCRC), Marcelo Pitchon, a novidade é o colírio de nome científico Bimatoprost, desenvolvido para tratar a doença de glaucoma. “Os médicos perceberam que ele tinha efeito colateral de fortificar os cílios e dar mais volumes”, afirma.
O cosmético é pingado nos cílios da pálpebra superior e para começar a fazer efeito deve ser usado constantemente durante quatro meses. Porém, o médico alerta: “Pode dar coceira, vermelhidão e pessoas que tem os olhos claros pode ter pigmentação na íris, deixando-as mais escuras. Mas isso é muito raro”. O pro duto é comercializado nos Estados Uni dos e está previsto para chegar ao Brasil ainda este ano.
Para quem procura algo mais ime diato, o procedimento japonês de alonga­mento dos cílios também é muito eficaz. Ele é realizado fio a fio, ou seja, o profissio nal gruda cada fio individualmente com uma cola especial. O processo dura apro ximadamente uma hora, tem permanên cia de 20 a 30 dias e custa cerca de 160 reais, com a manutenção incluída. Para manter a durabilidade é preciso ter al­guns cuidados, como: “Não esfregar de mais os olhos, porque o pelo pode cair mais rápido, usar pomada para reforçá -los e pronto: o efeito é excelente”, ressalta o maquiador do salão Office Hair & Co., Luciano Fernandes.

O alongamento, segundo Luciano, é feito de certa forma para resgatar a femini lidade do rosto das mulheres, que nas dé cadas de 1930 e 1940 já usavam muito os cílios postiços. “Ainda hoje o uso é muito grande, porém, com a nova técnica a mu lher não precisa tirar e colocar os cílios, os olhos estarão sempre bonitos, sensuais e atraentes” afirma. A nutricionista Eunice Laender Lopes concorda plenamente com o maquiador, tanto que já fez o alonga mento três vezes. Ela garante que o resul tado é surpreendente e bem natural, e que ninguém percebe que parte dos cílios não são dela. “Como meus olhos e minha pele são claros, os cílios volumosos e alongados realçam muito mais meu olhar”.



O material pode ser sintético ou de pelo natural humano – ponta de cabelo. “Há várias marcas japonesas e chinesas. Algumas são de ponta de cabelo de be bês”, revela Luciano. No salão Renata Fon tany, a esteticista Tatiane Marcelino afirma que só trabalha com fios de nylon antialérgicos importados de Londres. “Como trabalhei dois anos na cidade bri tânica, prefiro continuar usando o mesmo produto”, afirma. De acordo com Tatiane, não é necessário o uso de rímel, pois o efeito final do trabalho é bem per ceptível e os cílios já ficam virados. “A cliente pode até usar o produto, mas deve optar por um à prova d’água e passar só nas pontas”, acrescenta.

A recepcionista Joana Nunes Amorim é daquelas que se dizem apaixonadas pe los olhos e por isso, desde quando desco briu a técnica, não parou mais. “Há mais de três anos que faço o alongamento”, afirma. Como tem os cílios pequenos, achou o procedimento perfeito para ela, pois aumentou significativamente o ta manho dos pelos. “Não preciso nem usar rímel, que alias, é um acessório de que não gosto muito”, observa.

O especialista em cílios Gustavo Hen rique Pereira Elias trabalha há quatro anos com o procedimento, e afirma que a tendência veio para ficar. “Depois que algumas mulheres descobriram o alon gamento dos cílios, não pararam mais de fazer, e, além disso, indicam para as amigas, que indicam para outras e assim por diante”, afirma Gustavo, que traba­lha no Núcleo Fidelaide. Outra técnica muito utilizada nos salões de beleza é o permanente de cílios. A cabeleireira e maquiadora Flávia Menicucci, optou por aplicar este método em suas clientes, pois acredita que ele é menos agressivo que o alongamento fio a fio. “O trabalho é feito com os cílios da própria pessoa. E é até aconselhável que a cliente tenha os cílios médios para ficar mais curvados”, afirma Flávia que é proprietária do Salão Jacques e Janine.

O procedimento dura duas horas, tem permanência de dois meses e custa 105 reais. “É muito prático. Recomendo para todas as mulheres que gostam de valori zar o olhar. E os cuidados são os mais sim ples possíveis: apenas não esfregar muito os olhos e não passar produtos que tenha óleo na composição”, afirma. Para a Coor denadora de dermatologia do hospital Lifecenter, Ana Cláudia Lyon de Moura, a pessoa que nunca fez o procedimento de alongamento ou permanente, deve ter cuidado com reações alérgicas. “Sempre que puder optar por rímeis que alongam ou dão volumes é melhor, pois podem ser retirados toda noite. Mas se ainda sim a pessoa quiser fazer outros métodos, deve procurar um profissional especializado e de confiança”, revela. Por isso, o cabelei reiro e maquiador Ramiro Cerqueira, do Office Hair & Co., dá a dica: “Existem rí meis que dão efeito volumoso e alongado. É só passar várias camadas e usar um bom curvex. O segredo é caprichar na ma quiagem para ficar com os olhos marca dos e bem sensuais”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário