quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Vinte bons motivos para você começar a correr e espantar de vez o sedentarismo.
Além da chance de participar da corrida mais charmosa da cidade, em dezembro.





Será dada a largada para a segunda edição da corrida Encontro Delas/Circuito Molico. O evento começa no dia 11 de dezembro, dedicado às atividades de entretenimento e saúde da mulher. No dia 12, data em que se comemora o aniversário de BH, acontece a prova que, a exemplo da anterior, terá seis quilômetros de percurso. O local não poderia ser outro: a Lagoa Seca no Belvedere, tradicional reduto dos adeptos da atividade. As mulheres que forem rápidas e se inscreverem até o dia 15 de novembro pagam valor promocional de 50 reais. A inscrição dá direito ao kit atleta com camisa, ecobag e toalhinha. As inscrições podem ser feitas no www.encontrodelas.com.br, onde constam informações importantes sobre a competição.

Feito o chamado, a hora é de iniciar os treinamentos, que devem ser orientados por profissionais. A gerente de vendas Ana Paula Mariano, de 40 anos, já começou o aquecimento. Mãe de duas filhas – de 11 e 14 anos –, treina quatro vezes por semana, com ajuda de especialistas da academia By Japão. Ela começou a correr regularmente há seis anos. Por quê? “Por causa da saúde. Meu colesterol estava lá em cima, depois que comecei a correr nem precisei tomar remédio para regulá-lo”. Bem-estar, disciplina com a alimentação e melhor disposição para encarar o dia são outras boas consequências da atividade, segundo Ana Paula. Para o professor Albená Nunes da Silva, personal trainer e treinador de corrida, a motivação deve ser o primeiro fator a ser buscado antes de iniciar a atividade. “E para maximizar o desempenho, faz-se necessária uma consulta com um bom profissional de educação física, para assim adquirir informações importantes para a realização segura de um treinamento antes e durante as provas”.



Então, quer começar a correr? Para pensar no assunto, Encontro selecionou 20 motivos elaborados por especialistas em corrida, para convencer você a colocar os tênis e a aumentar o ritmo das passadas.

Viva a liberdade: A corrida de rua é uma modalidade democrática, você pode correr onde desejar e se inscrever na corrida que desejar, desde que esteja preparado para completá-la.

É com você: É um esporte que depende apenas de você, não necessita de outras pessoas ou equipamentos muito específicos e elaborados.

Tchau, barriga: Ajuda a controlar o peso corporal, pois possibilita a indução de balanço calórico negativo, uma vez que possui um gasto calórico considerável.

Mude seu ritmo de vida: Treina e desenvolve a disciplina.

Pratique como terapia: Muitas pessoas optam pela atividade para aliviar o estresse e a tensão do dia a dia.

Novas amizades: Nada melhor que treinar ao lado dos amigos ou de pessoas com interesse em comum.

Todos vencem: Mesmo que você não conquiste o pódio, completar a prova já é uma vitória.

Desenvolve o raciocínio rápido: Estudos da Universidade de IIIinois, nos Estados Unidos, comprovaram que quando a corrida produz aumento de apenas 5% no condicionamento cardiorrespiratório, a consequência é uma melhoria de até 15% nos testes mentais.

Defenda seu organismo: Melhora o sistema de defesa antioxidante, por meio da melhoria da atividade dos componentes enzimáticos do sistema.

Bem-estar total: Não é raro ouvir dos praticantes que ganharam mais disposição para enfrentar o dia inteiro de trabalho depois de um simples treinamento pela manhã.

Corra em família: Nada de deixar os filhos em casa. Cabem todos na corrida. Família unida corre unida.

Alimentação em dia: Quem corre passa a regular todas as refeições do dia, do café da manhã ao lanche da noite, e não apenas em dia de prova.

Percurso pelo mundo: É uma ótima desculpa para conhecer lugares diferentes mundo afora. Existem tradicionais maratonas em Boston, Nova Iorque, Londres, Berlim e Chicago.

Coração forte: Pesquisas da Universidade Purdue, Estados Unidos, demonstraram que correr pode reduzir em até pela metade o risco de doenças coronárias.

Ótimo vício: William Glasser, autor do livro Positive Addiction, disse que a corrida pode substituir dependências prejudiciais, como alcoolismo, fumo ou excesso de apetite.

Sem cobranças: A ideia da atividade é seguir o seu ritmo, sem fazer comparações com A ou B. O único adversário é você mesmo.

Ossos fortes: De acordo com a National Osteoporosis Society do Reino Unido, apenas quinze minutos de trote leve, três vezes por semana, é o que você precisa para diminuir em até 40% o risco de desenvolver osteoporose com mais idade.

Nada de pendurar os tênis: Alguns esportes têm hora de parar, mas a corrida varia, e muito. Vai depender de sua disposição e desejo de continuar as passadas.

Saúde em primeiro lugar: São inúmeros os benefícios de uma corrida. Ela melhora aspectos importantes da saúde, como colesterol, triglicérides e pressão arterial.

Faça chuva ou sol: Não há restrição climática para uma boa corrida. No calor ou no frio, a ideia é calçar os tênis, camisa e calção e pronto. Boa corrida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário